Visitantes ilustres

free counters

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CAPÍTULO V - TEDIBI DIANTE DO MISTÉRIO DA ARANHA ISALTINA COM O GOVERNADOR PESCOÇÃO


Sabemos que a família de ursos Bi está de férias em Fortaleza, capital do Ceará. O urso Tedibi já aprontou algumas das dele, assim como saindo herói na Praia do Futuro com o salvamento de um menino que se afogava. Vimos isso nos capítulos anteriores. Também acompanhamos o encontro desta família com a fragilizada aranha Isaltina. Acho que vocês já ouviram falar dela... Ela chegou a ser homenageada pelo famoso cantor baiano “Cainopano Nervoso” através de uma música que fala de uma “aranha que arranha o jarro e o carro e que berra no aterro na hora do enterro...” Pois bem, era uma referência a aranha Isaltina. Lembrou agora? Pois ela andava sumida do mundo artístico ultimamente. Ninguém sabia o motivo, já se tratava de uma aranha ainda na crista do sucesso, mas eis que vamos descobrir o que aconteceu com a sua promissora carreira, vejamos o que ela tem a contar:

- Pois vou contar mesmo... Fui contratada pelo governador pescoção para ser sua secretária. Muito profissionalismo, por sinal... Fui escolhida por conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo, imagine que consegui datilografar em 04 máquinas de escrever de uma só vez, deixando minhas concorrentes no chinelo. E sem nenhum erro! Já como secretária sempre acompanhava o governador, era fixa em sua comitiva. Foi nesta época que conheci uma Búfala que acabara de chegar da ilha de Marajó no Pará, a Boo Fala Elizabeth; ficamos muito amigas por sinal. Ela é filha de fazendeiro e por pouco não se tornara uma dançarina numa boate de Fortaleza. Mais uma tola que estava sendo enganada por falsas promessas de ficar famosa por um agente inescrupuloso... Eu a ajudei e tornamos grandes amigas.  -hum... Que interessante caro leitor... Uma aranha cearense amiga de uma búfala paraense, provavelmente viciada em tacacá e frequentadora do Ver-o-peso de Belém. Consegue visualizar a cena?

- Contos de fadas e dramalhão nordestino. Parece que vou acabar chorando, não acredito... – Nerdbi fez o seu comentário.

-E você será a bruxa malvada de olho roxo, se não deixar de falar besteiras... –defendeu Tedibi.

-Deixem de discussão besta, meninos... Vamos ajudar a pobre aranha, deixamo-la continuar a história. –quase uma ursa cearense falando.

-Não quero causar problemas, Dona Lady...

-Fala menina, agora que nós queremos saber da história...

-Bem, num belo dia cheguei muito cedo e sentei em minha mesa. Peguei o telefone para ligar para Boo Fala Elizabeth, quando ouvi sem querer uma conversa estranha entre um assessor do Pescoção e um político da oposição. Foi aí que descobri um plano horroroso para acabar com o governador. Fiquei desesperada, larguei o telefone e saí correndo. Saí sem rumo... A o descer as escadas ainda deparei com o assessor que falava ao celular que quase bateu em mim. Fiquei muito nervosa quando o vi. “Algum problema, dona Isaltina”? “Chegou muito cedo hoje por quê?” fiquei trêmula com suas indagações, e gaguejando dei uma desculpa... Falei que tinha ido ao dentista. Acho que ele percebeu algo de estranho comigo que o deixou de orelhas em pé.

-E o que você fez depois? –indagou o Tedibi.

- Quando me acalmei liguei minha amiga Elizabeth marcando um encontro para contar o acontecido. E acabei fazendo o correto. Denunciei as pessoas citadas na imprensa.

-Então você saiu heroína na história.

-Que nada... Eles armaram um plano muito bem elaborado com provas falsas, surgindo o escândalo da época, aquele que foi o meu suposto caso amoroso com o pescoção que me favorecia com as supostas viagens de trabalho regadas com dinheiro público. Foi um grande golpe para mim e para o governador, que acabou se separando da esposa. Não fui levada a sério com as minhas acusações por estar desmoralizada com o caso inventado. Foi um inferno para mim. O pescoção não foi reeleito e acabei deixando o meu emprego. Fui motivo de piada. Até o humorista Facão desfez de mim, me chamando de lombriga numa música, mas o que é dele tá guardado. Foi horrível! O certo é que nós todos acabamos no fundo do poço.

-Que bandidos! –comentou Tedibi.

-Tive que recomeçar a minha vida e fiz uma plástica. Criei a personagem Isaltina, que adotei no dia a dia de minha vida real, com o show Arranhando o Jarro. A Boo Fala Elizabeth foi quem me deu a mão neste renascimento. Agradeço a ela, ela foi amiga de verdade, sinto sua falta.

- Sim, mas porque abandonou os palcos então se estava fazendo sucesso? –indagou a mãe urso.

-Faltava algo para resolver... Precisava provar a minha inocência do escândalo com Pescoção. Iniciei uma investigação que culminou com uma pasta azul chegando a minhas mãos, até hoje não sei quem enviou... O certo é que recebi todas as provas que necessitava num dossiê misterioso. Provava minha inocência através de documentos das armações com gravações e o esquema que aniquilaria e desmoralizaria politicamente e pessoalmente o pescoção. Mas não pude fazer nada. Elizabeth desapareceu misteriosamente em seguida e comecei a receber mensagens anônimas para desistir da divulgação do dossiê, desaparecer dos palcos e da cidade; pelo contrário receberia pelo correio de início os chifres da minha pobre amiga e por fim uma suculenta rabada de búfala dentro de quentinhas.  – Isaltina começa a chorar. – chega a embrulhar o estômago em pensar numa rabada da grande Elizabeth.

Os ursos ficaram chocados. Até Nerdbi amoleceu o coração. Tedibi ouviu toda a história atentamente. Ficou a pensar. Dona Lady Bi tentou consolar a aranha.

-Temos que fazer algo, mãe...

- Sim filho, mas nem sei por onde começar.

-Isso é um caso para o detetive Sher Louco Gomes, pelo que vejo meu caro irmão. Mas me diz... O que passa na sua perturbada cabeça desta vez?

-Temos que bolar um plano. Onde está a pasta azul, dona Isaltina?

- Deixe “o dona” de lado, só Isaltina mesmo... Assim me sinto menos velha. Bem, os originais estão em local seguro, mas tenho cópias comigo que passarei para vocês. Saibam que chegaram a vasculhar meu apartamento, mas não sou besta – orgulha-se a aranha.

- Precisamos ver primeiramente.

Isaltina retira o envelope de uma bolsa escondida em sua barriga, repassando para os ursos. Tedibi abre e começa a examinar os documentos, entregando para mãe e o irmão. Comenta algo em sussurros com os dois. Isaltina observa tudo sem nada falar. Dona Lady Bi quem quebra o silêncio da aranha:

- Isaltina, você precisa muito descansar, minha filha. Vamos estudar o caso para ver o que podemos fazer. Fique tranquila. Eles não farão nada com a Boo Fala Elizabeth, estou certa disso. Se quiser eu providencio um quarto no hotel pra você, pela manhã marcamos uma reunião.

-Obrigada, mas não é necessário, amores, meu apartamento fica aqui perto. Agradeço mesmo de coração a preocupação de vocês que já fizeram muito por mim. Espero poder retribuir tudo de alguma forma.  Amanhã a gente se encontra então...

-Não tem o que agradecer Isaltina. –incrível, mas esta fala foi do chato do Nerdbi.

A família resolve acompanhar a aranha até o seu condomínio. Ela parecia mais serena e confiante em resolver o caso, estava convencida que reencontraria a amiga paraense. A conversa com os ursos foi muito importante. Despede-se dos amigos e adentra ao prédio. Os ursos retornam ao hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário